“Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.” Jó‬ ‭42:2‬ - Guilherme Rodrigues

25/04/2023 18:01
“Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.” Jó‬ ‭42:2‬
Sempre li esse versículo como uma forma de conforto. Deus tem o controle de tudo, e tudo que Ele determina fazer é feito. E isso é verdade, mas normalmente penso nas coisas “boas” que Deus tem pra mim. E coloco “boas” entre aspas porque quem sou eu, com minha visão imediatista, pra rotular o que o Senhor do Universo faz como “bom” ou “ruim”? Felizmente, em Sua palavra o próprio Deus rotula suas obras: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” ‭‭(Romanos‬ ‭8:28‬). Todas as coisas que Deus faz ou permite contribuem para o nosso bem. Todas as coisas? Sim, todas as coisas.
Duvido que Elias considerasse ser perseguido por Jezabel como algo que contribuiria para o seu bem. Até onde ele sabia, o casal homicida Acabe e Jezabel estavam a apenas um passo de encontrá-lo. Mas foi naquele momento, enquanto o profeta se escondia numa caverna no monte Horebe, que Deus o animou e o redirecionou, enviando-o para ungir a próxima geração de reis e profetas.
Acho que Jonas também não considerava ser atirado ao mar no meio de uma tempestade contribuiria para o bem. Já parou pra pensar que ele não sabia do peixe gigante? Tudo que ele disse aos marinheiros foi que assim que ele fosse jogado para fora do navio a tempestade cessaria. Imagino que ele provavelmente pensava que era o fim da linha! Ele desobedecera à ordem de Deus e portanto morreria. Mas Deus envia seu mensageiro aquático e coloca o profeta em uma situação em que a única opção era repensar suas atitudes. E quando o peixe vomita Jonas na praia, o profeta vai diretamente para Nínive cumprir sua missão.
Situações difíceis em nossa vida fazem parte do plano de Deus. Facas não são amoladas com algodão, e sim com pedras de amolar. Atrito. O ouro não é purificado com gelo, mas com fogo. Calor. O carvão só se transforma em diamante ao ser comprimido por milhões e milhões de toneladas de terra e rochas. Pressão. Não nos tornamos afiados sem atrito, não nos tornamos puros sem calor, não nos tornamos valiosos sem pressão.
“Ótimo discurso motivacional. Pena que eu não aguento mais atritos no trabalho. Pena que o calor da raiva está desfazendo meu casamento. Pena que a pressão na faculdade me faz querer desistir de tudo.” Eu sei que essas experiências podem ser sufocantes. Mas não podemos nos esquecer de Quem está supervisionando o processo. Nenhum dos planos Dele pode ser frustrado; nada sai do controle de Deus. O que Ele ordenou será cumprido; o que ele permitiu será resolvido; o que nós fizemos contra Ele será perdoado. Entregue seus momentos, tanto bons quanto ruins, Àquele que tudo pode. E descanse.
 
 
Texto: Guilherme Rodrigues

Este site reúne textos bíblicos e vídeos de irmãos em Cristo que congregam somente ao nome do Senhor e que estão espalhados em todo o Brasil e no mundo. O site é administrado da cidade de Ouro Fino, no sul de Minas Gerais e conta com a divulgação de irmãos na propagação do evangelho com o objetivo de levar mais e mais pessoas a Jesus Cristo.

 

Facebook    Instagram    Twitter    YouTube

Administrado por @ramonribeiro_santos