O cristão peca por inocência?

16/03/2023 21:17
O cristão peca porque ele quer, pois ele tem ciência de tudo o que faz e sabe que deverá arcar com as consequências de seus atos (Gálatas 6:7-10). E a responsabilidade pelo pecado é toda dele, não do diabo e muito menos de Deus, que a ninguém tenta e nem nos dá permissão para pecar (Tiago 1:13-15). Quando pecamos, costumamos culpar as circunstâncias do nosso pecado, como Eva, que culpou a serpente por ter desobedecido a Deus, e como Adão, que culpou Eva e consequentemente a Deus, pois fora o próprio Deus que lhe deu Eva por esposa. 
Se alguém busca desculpa para seu pecado é porque não se arrependeu e trata os desígnios de Deus com desdém e leviandade e seu amor e misericórdia como desnecessários. O arrependimento exige daquele que pecou humilhar-se diante Deus, assumindo-se culpado através da confissão e vindo assim a mudar sua atitude de forma a restaurar-se em sua comunhão com Deus. Enquanto o pecado não for confessado, não haverá restauração (Salmos 32:3-5).
Certamente somos sempre tentados, mas tentação não é pecado e nem deve ser motivo de tristeza (Tiago 1:12).
O diabo apenas oferece a tentação no momento oportuno (1 Pedro 5:8), mas a decisão de ceder ou não é exclusivamente nossa. Antes que decidamos, Deus sempre oferece o escape. (1Coríntios 10:13)
Mas não devemos nos entristecer se somos tentados, pois isso significa que estamos no caminho certo e Deus providencia tudo que precisamos para que permaneçamos nele, através de Cristo. (Tiago 1:12-15)
Por mais que tenhamos o Espírito Santo agindo em nós, o melhor a se fazer quando estamos diante de uma tentação é não buscar lutar contra ela, mas FUGIR! (1Coríntios 10:13) Isso mesmo! Faça como José que diante dos convites da mulher de Potifar, não tentou resistir a ela, mas sim fugiu. (Genesis 39:12)
A Bíblia exorta:
Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor. (2 Timóteo 2:22)
Não viva segundo a carne, mas segundo o Espírito (Gálatas 5:24-25) e assim sempre encontrará forças em Deus para que resista a qualquer tentação, pois o escape sempre vem de Deus e resistindo, serás recompensado (Tiago 1:12).
"Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo." (Romanos 8:5-9)
"Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4:7)
 
Texto: Ramon Ribeiro

 

Este site reúne textos bíblicos e vídeos de irmãos em Cristo que congregam somente ao nome do Senhor e que estão espalhados em todo o Brasil e no mundo. O site é administrado da cidade de Ouro Fino, no sul de Minas Gerais e conta com a divulgação de irmãos na propagação do evangelho com o objetivo de levar mais e mais pessoas a Jesus Cristo.

 

Facebook    Instagram    Twitter    YouTube

Administrado por @ramonribeiro_santos