O que significa viver no Espírito?

02/04/2023 00:28
Quando um cristão se converte verdadeiramente a Cristo, ele passa a viver no Espírito. Mas o que significa viver no Espírito? Significa no sentido geral, viver segundo a vontade de Deus, aniquilando a própria vontade, pois apesar de salvos e perdoados por todos os nossos pecados, ainda habitamos em um corpo em seu estado de queda e que está sempre pronto para pecar. Esta capacidade nos é dada por meio do Espírito Santo que habita em nós, oferecendo sempre o escape frente a uma tentação e nos guiando para uma vida de santificação e comunhão com o Senhor, nos tornando aptos para sua obra e para o testemunho de Cristo na terra. 
 
"Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.
É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência,as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas.
Mas, agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar.
Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador." - Colossenses 3:5-10
 
"Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a.
Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal." - 1 Pedro 3:11,12
 
"Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei.
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito." - Gálatas 5:16-25
 
"Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.
Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou." - 1 João 2:5,6
 
"Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo.
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." - 1 Coríntios 6:18-20
 
A vida em espírito e a renúncia do pecado habilita o cristão a receber de Deus uma vida de alegria e comunhão com o Senhor, habilitando-o para suas obras de evangelização, santificação e edificação. 
"Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas." - Efésios 2:10
 
Texto: Ramon Ribeiro 

Este site reúne textos bíblicos e vídeos de irmãos em Cristo que congregam somente ao nome do Senhor e que estão espalhados em todo o Brasil e no mundo. O site é administrado da cidade de Ouro Fino, no sul de Minas Gerais e conta com a divulgação de irmãos na propagação do evangelho com o objetivo de levar mais e mais pessoas a Jesus Cristo.

 

Facebook    Instagram    Twitter    YouTube

Administrado por @ramonribeiro_santos