Quais seriam os motivos para o Cristão sorrir e se alegrar sempre?

02/01/2023 19:33
O sofrimento é uma realidade e faz parte da vida humana, mas existem muito mais razões para um Salvo em Cristo se alegrar do que todas as circunstâncias adversas que o mundo impõe e que certamente somos atingidos. Ao crermos em Cristo Jesus como nosso Salvador, só existe razão para alegria em nossa alma considerando o que nos tornamos e o que ganhamos através da conversão.
Nos tornamos nova criatura. "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Coríntios 5:17) Em outras palavras, nós nascemos de novo como nova criatura em Cristo Jesus e todos os nossos pecados foram apagados. Assim sendo, somos considerados perante Deus "sem pecado" e prontos para desfrutar da vida eterna no Reino dos Céus na Presença do Pai. Esta graça que nos é concedida só foi possível graças ao sacrifício de Jesus que, por seu imenso amor pela humanidade, tomou para si a condenação de todos os nossos pecados e os pagou todos em seu sacrifício na cruz, nos libertando da condenação eterna. Assim, a Salvação agora não se dá pela lei, mas pela Graça concedida por Deus através de seu único filho. 
"Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças; assim sendo nós o consideramos castigado por Deus, por Deus atingido e afligido. Mas ele foi torturado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados." (Isaías 53:4-5)
"Aquele que não conheceu pecado, se fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." (2 Coríntios 21)
"Porque Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16) 
"Portanto, eis aí mais um motivo de alegria para você. "Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor." (Filipenses 4:4-5) Nesta carta do apóstolo Paulo aos Filipenses, nos é passada a mensagem que Cristo Jesus voltará para resgatar sua noiva, a Igreja, tornando-a esposa para reinar com Ele e a Igreja somos todos nós, que cremos em Cristo e tivemos nossos pecados perdoados para assim desfrutar de grande alegria nos céus. E eis então, nos versículos a seguir, mas motivos de alegria, ao sabermos que Deus cuida daqueles que são seus. 
"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.  E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. (Filipenses 4:6-7)
Uma vida de paz e de bençãos está ao alcance de todo ser humano apenas com a oração. Certamente que o Cristão, estando neste mundo, enfrentará adversidades, dores e provações, mas isto não deve ser motivo de desânimo, mas de alegria, pois ao mesmo tempo que sabemos que agora convertidos a Cristo, encontramo-nos na posição de Salvos e herdeiros legítimos do Reino e da Presença de Deus, sabemos também que as tribulações da carne não são para nosso infortúnio, mas para que Deus se faça presente em nós, tornando-nos testemunho e instrumento de suas obras. “E sabemos que todas as coisas contribuem justamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Romanos 8:28. Ou seja, tudo quanto nos acontece opera para o nosso próprio bem, pois nosso amor a Deus nos ajusta aos seus planos e propósitos afim de se manifestar em nós a sua Glória. "Eu me alegro também com as fraquezas, os insultos, os sofrimentos, as perseguições e as dificuldades pelos quais passo por causa de Cristo. Porque, quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim." (2 Coríntios 12:10) 
E ao nos tornarmos membros da Igreja em Cristo, podemos desfrutar da maior de todas as alegrias, mesmo nos dias mais difíceis, que é a presença contínua de Deus. "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." João 14:27 A paz de Cristo excede qualquer paz momentânea que o mundo dá. A paz do mundo se dá pelas armas, pela política, pela prosperidade material. A paz de Cristo se dá pela sua presença e promessa de vida eterna e em abundância. 
Alegre-se irmão! Você tem muitos motivos para sorrir e todos eles estão em Deus. 
 
Texto: Ramon Ribeiro

Este site reúne textos bíblicos e vídeos de irmãos em Cristo que congregam somente ao nome do Senhor e que estão espalhados em todo o Brasil e no mundo. O site é administrado da cidade de Ouro Fino, no sul de Minas Gerais e conta com a divulgação de irmãos na propagação do evangelho com o objetivo de levar mais e mais pessoas a Jesus Cristo.

 

Facebook    Instagram    Twitter    YouTube

Administrado por @ramonribeiro_santos