Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine. Entenda o que significa.

12/04/2023 17:04

Em nossa caminhada cristã num mundo tão conturbado como esse, muitas vezes nos deparamos e nos encontramos em situações que podem atrapalhar a nossa comunhão com o Senhor e o nosso testemunho de Cristo na terra. Cabe ao cristão ter como bússola a Palavra de Deus para que saiba como agir em cada situação que a vida lhe apresenta. 
Isto não diz respeito a estarmos sob o julgamento da lei, pois o verdadeiro salvo em Cristo é chamado à liberdade e é livre para ir onde quiser e fazer o que bem entender, porém, deve analisar bem suas escolhas, pois uma escolha errada pode gerar consequências danosas para o cristão e para as pessoas a ele ligadas. 
Por exemplo: um cristão pode ir a uma cervejada de um grupo estudantil da faculdade? Claro que pode. Mas convém? Neste ambiente ele vai encontrar espaço para evangelizar e falar da boa nova de Cristo Jesus? Neste ambiente, as moças estarão vestidas moderadamente ou de forma sensual? Os rapazes estarão dialogando assuntos saudáveis ou estarão bebendo e falando sobre coisas pervertidas? Se um cristão estiver num lugar como esse, provavelmente acabará sendo contaminado, pois apesar de salvo e santificado, ele ainda habita em um corpo inclinado ao pecado e poderá acabar pecando, perdendo a comunhão com Deus e tornando-se assim um inútil no testemunho de Cristo. 
Portanto, apesar de tudo ser permitido ao cristão, existem coisas que devemos evitar, pois como disse Cristo Jesus: "O Espírito está pronto, mas a carne é fraca". Ou seja, podemos estar o mais avançado possível em nossa fé, nossa carne continua corrupta, amante do pecado e basta apenas a ocasião certa para que sejamos seduzidos pelos seus desejos, nos fazendo cair em pecado (Tiago 1:14-15). O cristão não deve dar bobeira. Infelizmente, o mundo está cada vez mais hostil e por essa razão, devemos sempre orar e vigiar cada vez mais (Mateus 26:41).
O apóstolo Paulo, por reconhecer nossa inclinação ao pecado, nos exorta que nos apartemos do mal, ou seja, que nos mantenhamos separados de tudo o que é mal. 
"Afastem-se de toda forma de mal." - 1 Tessalonicenses 5:22
"Abstende-vos de toda a aparência do mal." - 1 Tessalonicenses 5:22
Ou seja, onde houver pecado, afaste-se, aparte-se, pois o pecado contamina. 
"Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos." (1 Pedro 5:8-9)
E devemos até fugir da aparência do mal. Isto significa que por mais que você não faça nada em um ambiente tão corrompido como uma festa universitária ou uma balada, sua conduta como cristão acaba sendo abalada e você pode cobiçar em espaços como esse coisas que podem lhe fazer se desviar do caminho de Deus em sua vida. 
Muitas vezes pensamos: "que mal tem um homem casado sentar-se com uma mulher solteira e vice-versa?" ou "que mal tem um cristão conversar em uma mesa de bar com outros homens não-cristãos?". Na prática, podemos não ter feito nada de errado, mas isso escandaliza a cristandade e afasta gradualmente o cristão da vontade de Deus. 
Portanto, devemos ser sábios para não vivermos na hipocrisia, pregando uma coisa e vivendo outra e para que não sejamos motivo de escândalo para outros irmãos. 
Todas as formas de mal procedem da carne, como diz o Apóstolo Paulo em Gálatas 5:19-21.
Isso não significa que devamos nos isolar, pois assim como poderíamos dar testemunho de Cristo na terra, mas sim de nos afastarmos de determinadas coisas, pessoas ou lugares que podem nos fazer pecar: "Já vos adverti por carta que não vos associásseis a nada que fosse imoral. Dizendo isso, não me refiro às pessoas imorais deste mundo, nem aos avarentos, ou aos ladrões, ou ainda, aos idólatras. Se assim fosse, seria necessário que saísseis do mundo. Entretanto, agora vos escrevo para que não vos associeis com qualquer pessoa que, afirmando-se irmão, for imoral ou ganancioso, idólatra ou caluniador, embriagado ou estelionatário. Com pessoas assim não deveis sequer sentar-se para uma refeição." (1 Coríntios 5:9-10). Estas fortes palavras de Paulo deixam claro que a separação do mal é necessário até mesmo para com os irmãos, pois se um irmão cair em pecado, deve ser mantido fora da comunhão até que se arrependa, confesse seu pecado e seja restaurado. 
Que Deus nos guie em nossa caminhada aqui na terra como cristãos para que saibamos discernir cada situação de nossas vidas com base na sua palavra. 
Que Deus os abençoe. 
 
Texto: Ramon Ribeiro

Este site reúne textos bíblicos e vídeos de irmãos em Cristo que congregam somente ao nome do Senhor e que estão espalhados em todo o Brasil e no mundo. O site é administrado da cidade de Ouro Fino, no sul de Minas Gerais e conta com a divulgação de irmãos na propagação do evangelho com o objetivo de levar mais e mais pessoas a Jesus Cristo.

 

Facebook    Instagram    Twitter    YouTube

Administrado por @ramonribeiro_santos